Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Achille Lollo (Roma, 8 de maio de 1951) é um jornalista, ensaísta, ex-integrante do Potere Operaio ("Poder Operário", também referida como Potop), organização extraparlamentar de extrema esquerda do seu país. Assassino condenado, está radicado há mais de duas décadas no Brasil, Lollo militou no Partido dos Trabalhadores e, a seguir, no PSOL.
Em 1973, aos 23 anos, Lollo tornou-se uma figura pública na Itália, ao ser acusado de envolvimento no Rogo di Primavalle ("incêndio de Primavalle"). O incêndio teve como alvo o apartamento de Mario Mattei, secretário de uma seção do Movimento Social Italiano, e resultou na morte de dois dos filhos de Mattei - Virgilio, 22 anos, e Stefano, 10 anos. Em 18 de abril de 1973, Achille Lollo foi considerado como responsável presumido pelo incêndio e passou dois anos em prisão preventiva, à espera da sentença definitiva. Condenado, apelou em liberdade. Após a condenação, fugiu para Angola, onde morou por dez anos, e depois, para o Brasil, onde foi casualmente descoberto pelas autoridades consulares italianas, em 1993. Mais tarde, foi condenado a 18 anos de prisão, por duplo homicídio culposo, incêndio doloso, uso de explosivo e material incendiário. Em janeiro de 2005, a Corte de Apelo de Roma, declarou prescrita a sentença, e o processo foi arquivado.